Páginas

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Documentário Olhos Azuis(Blue Eyed)


''Quando se voltaram contra os judeus,eu não era judeu,então não fiz nada.Se voltaram contra os homossexuais,eu não sou/era homossexual então não fiz nada.Se voltaram contra os ciganos,eu não era cigano então não fiz nada.Quando se voltaram contra mim,não havia mais ninguém para fazer alguma coisa''.
-Jane Elliot

Vamos para escola e lá aprendemos de tudo um pouco,e desde pequenos aprendemos que preconceito é errado e injusto.Que não importa a cor da pessoa,não importa a aparência dela.Só o que a pessoa é por dentro,o que ela é realmente.Essa é uma lição que agente aprende desde pequenos.
Acho que cor de pele não defini nada,todos sempre deveríamos saber disso,e os adultos deveriam ter vergonha.Porque todo mundo sabe que crianças são puras,não tem preconceito,não tem esse negócio de só porque ele usa tal coisa,só porque ele tem tal cor,ele não é uma pessoa boa.Preconceito,racismo e discriminação é pra pessoas burras.Não se torne e não seja uma pessoa burra.
Ainda vemos filmes com esse intuito de pessoa branca é rica e pessoa negra é pobre.E sempre tem algum filme que vai defender alguma cor,exemplo:Colocando os brancos como materialistas e pessoas burras porque relata que pessoas brancas só pensam em dinheiro.Ou colocando negros como muito pobres e sem estudos.Quantos filmes você já viu assim?Aposto que não é difícil de identificar alguns.
E pra debater esse tema de racismo,hoje trouxe um documentário que anda sendo visto por muita gente,porque o Pc Siqueira indicou,e tenho que admitir que foi uma coisa muito sábia de ser feita.
O documentário de Jane Elliot-uma pedagoga norte-americana-fala duma forma super interessante de ser vista e comentada.Ela divide os candidatos pela cor do olho,os de olhos azuis vão para uma sala e os de olhos castanhos para outra,e ela faz a pessoa de olho azul se sentir como um negro,que no caso,ou até na época,ser rejeitado,ignorado.É uma forma de fazer a pessoa se sentir na pele da outra,pensar nas suas ações,atitudes e conceitos.
O documentário é antigo,e longo e mesmo com a baixa qualidade do vídeo,é um documentário maravilhoso,muito bem comentado.Vale mais que a pena ser visto.


Deveriam parar de passar essas merdas de Reality Shows e começarem a passar documentários tão bons quanto este.Tenho certeza que os brasileiros se tornariam pessoas melhores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar seu link? Use: a href="LINK">NOME DO LINK